Redes sociais
Nos siga e fique sabendo

Projetos desenvolvidos pela SMAM

Você conhece os projetos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente?


 
O Governo Municipal, por meio da suaSecretaria de Meio Ambiente, realiza diversas ações de conscientização, para tornar Eldorado do Sul, um lugar agradável, bem cuidado e amadopor seus moradores. Tendo comoprincipal objetivo, a preocupação com o meio ambiente, além de zelar pormelhorias na qualidade de vida de todos. Os projetos tem como tema, a educaçãoambiental, e buscam ensinar aos adultos, jovens e crianças, que cuidar dacidade e do meio ambiente é essencial.


1. PROJETO ELDORADO SUSTENTÁVEL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


 A Educação Ambiental pode serdesenvolvida e vivenciada, de maneiras diferentes, por cada indivíduo nasociedade. Nas escolas, onde o ambiente é propício para a aprendizagem, sãorealizadas ações que consistem na realização de Seminários Temáticos Interdisciplinarese Oficinas.


Esse projeto visa promover a educação ambiental nas atividadesescolares. 

Aarborização das escolas, O estímulo da Educação Ambiental como práticapedagógica interdisciplinar.

 

Todas as escolas da rede pública municipal receberãooficinas para a confecção de brinquedos a partir de resíduos reutilizáveis,além de palestras sobre a importância da separação dos resíduos sólidos.

 

2.     CAMPANHAS DE ADOÇÃO E GUARDA RESPONSÁVEL DE CÃES E GATOS


Regularmente o município realizacampanhas para incentivar os cidadãos a adotarem cães ao invés de comprá-los,visto que temos muita incidência de abandono de animais em nossa cidade.



3.     PROGRAMA DE ESTERILIZAÇÃO DE CÃES E GATOS PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA


 O programa de castração gratuita de cães egatos para a população de baixa renda visa minimizar o aumento da população deanimais nas ruas. Essa ação também é importante para os proprietários deanimais que não são e baixa renda, pois o aumento expressivo no número deanimais e preocupante em nossa cidade.




4.     PROJETO CÃOVIVÊNCIA


Periodicamente ocorre na Praça Fabrício Correia Borges o EspaçoCãoVivência onde acontece a adoção de cães do abrigo municipal, além disso, osmunícipes podem trazer seus filhotes para oferecer em doação para reduzir aincidência de abandono e maus tratos que são muito frequentes em nossa cidade.


Nesse espaço também são oferecidas vacinas e a oportunidade dereceber esclarecimentos da nossa médica veterinária quanto ao cuidado com osanimais, além de  diversas orientações arespeito da adoção e guarda responsável.     



5.     CAMPANHAS DE VACINAÇÃO ANIMAL


São campanhas para imunizar animaispara as principais doenças que afetam cães e gatos.


 
6.     OFICINAS DE SABÃO PRODUZIDOS A PARTIR DO ÓLEO DE COZINHA COLETADO NOS ECOPONTOS


Essas oficinas são uma alternativa para a reutilização de umresíduo muito poluente como é o caso do óleo de cozinha.


Além de ensinar um novo ofício, 5 litros de óleo, a cada receita,deixam de ir para o meio ambiente gerando um benefício ambiental para a nossacidade, já que 1 litro de óleo pode poluir 20.000 litros de água.



7.     PROJETO FLORESCER ELDORADO- EMBELEZAR É CUIDAR DA CIDADE

 

O objetivo é fomentar a consciência ambiental, incentivando apopulação a participar do cuidado com os espaços públicos, plantando flores empneus reutilizados, pintados e utilizados como suporte para o plantio de florese árvores para posterior colocação como atrativo em canteiros, praças e outroslocais de uso comum na cidade.



 8.     ECOPONTOS ITINERANTES NOS BAIRROS


 Uma vez pormês, além dos ecopontos fixos na SMAM, levamos os ecopontos de óleo de cozinha,pilhas, baterias e eletrônicos para os bairros da cidade a fim de atender aoscidadãos que não podem vir até a sede da secretaria do meio ambiente trazeresses materiais para o descarte adequado.


 

 9.     ECOPONTOS FIXOS NA SMAM


 Os ecopontosfixos da SMAM servem para que os cidadãos possam trazer resíduos altamentenocivos ao meio ambiente como o óleo de cozinha, pilhas, baterias e eletrônicospara o descarte adequado desses materiais.



10.  ECOPONTOS FIXOS NAS SUB-PREFEITURAS


Os ecopontosfixos agora também estão nas sub-prefeituras, de segunda a sexta, das 8h às14h.


Essesespaços servem para que os cidadãos possam trazer resíduos altamente nocivos aomeio ambiente como o óleo de cozinha, pilhas, baterias e eletrônicos para odescarte adequado desses materiais.

 

11.  CAMPANHA DICA SUSTENTÁVEL- MANTER A CIDADE LIMPA É RESPONSABILIDADE DE TODOS



O objetivoprincipal da campanha é orientar os cidadãos sobre os principais problemasambientais da cidade e as maneiras de evitar que eles aconteçam.



12.  CURSOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA TÉCNICOS




Contadores,Biólogos, Engenheiros Ambientais, Agrônomos e demais profissionais envolvidosnos processos de Licenciamento Ambiental têm a oportunidade de ampliar seusconhecimentos sobre o licenciamento ambiental.



O objetivo é tornar o processo cada vez mais ágil e menos burocrático.



13.  OFICINAS SIMPLIFICANDO O LICENCIAMENTO AMBIENTAL


As oficinassão voltadas para as principais atividades que realizam o licenciamento emnosso município, como a agricultura, indústria, comércio e profissionaisliberais.


O objetivo éaproximar os empreendedores do trâmite dos processos para buscarmos maneiras desimplificar cada vez mais a burocracia nos licenciamentos.



14.  PROJETO EU TENHO UMA ÁRVORE


A finalidade do projeto é promover a doação de mudas de árvores e,dessa  forma, ampliar a cobertura vegetalarbórea e a biodiversidade, com vistas à melhoria da qualidade ambiental noMunicípio de Eldorado do Sul.


A ação será realizada através da doação de mudas de árvores aos cidadãosque se propuserem a adotar uma árvore, mediante a assinatura de Termo de


Responsabilidade junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente deEldorado do Sul.


Osbenefícios sociais da arborização urbana são uma conseqüência natural. Oequilíbrio climático e o controle da poluição não são os únicos resultados, umaboa arborização também ajuda a saúde física e mental da população. O paisagismoaumenta também o valor das propriedades, pelo conforto e beleza, gerandobenefícios na área turística. Praças e parques arborizados são espaços queconvidam e atraem as pessoas para momentos de lazer, descanso e reflexão.Segundo a Associação Brasileira de Arborização Urbana o índice ideal de áreasverdes nas cidades é de 15 m2 por habitante.


O projeto “Eu “tenho UmaÁrvore” deve servir de ponto de partida para a implantação de um amplo programade arborização na cidade, para o bem da qualidade de vida de todos oshabitantes.




15.  1º FÓRUM MUNICIPAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL




Evento realizado para discutir asquestões pertinentes ao processo de licenciamento ambiental em Eldorado do Sul,desmistificar algumas questões burocráticas em torno do trâmite e deixar oprocedimento claro e objetivo, acessível a qualquer cidadão.




16.  PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS



O projeto visa diminuir apoluição e a degradação ambiental, além de reduzir os custos da coleta de lixoem nossa cidade.

Eldorado do Sul se destaca por ter conseguido iniciar oprojeto antes do prazo final estipulado pelo governo federal, estando à frentede muitas cidades. Já iniciaram os estudos para a elaboração do plano,definindo políticas e prioridades.

 

A elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada deResíduos Sólidos(PGIRS) é uma exigência do Governo Federal aos municípios paraque possam acessar os recursos da União destinados à limpeza urbana e ao manejode resíduos sólidos.O prazo para que os municípios elaborem seus planos é atédezembro de 2017 para os municípios com até 50 mil habitantes.

 

A Secretária do Meio Ambiente Juliana Carvalho informou queos custos para o município relativos à coleta de lixo são muito elevados."Se os resíduos forem reaproveitados, podem gerar emprego e renda aoscatadores da nossa cidade", afirma a Secretária.

 

A partir do plano municipal, a coleta seletiva poderá serimplantada no município, além de muitos outros benefícios advindos dapreservação do meio ambiente, em consequência da utilização correta dos resíduossólidos.

 

17.  CONVÊNIO COMO INSTITUTO DE PESQUISA VETERINÁRIA DESIDÉRIO FINAMOR


O convêniovisa apoiar os programas de controle populacional de animais errantes nomunicípio de Eldorado do Sul através da realização de exames diagnósticos,promover ações de capacitação de recursos humanos na temática de zoonoses e elaborar projetos de captação de recursos para viabilizar o controlepopulacional de animais errantes.



 18.  CURSOS DE CAPACITAÇÃO INTERNA DOS SERVIDORES DA SMAM


 Regularmente,os servidores da SMAM recebem cursos de capacitação interna entre os membros daequipe com custo zero para o município.


Utiliza-se aformação dos próprios servidores para levarem aos demais colegas conhecimentosque auxiliam no trabalho diário da secretaria.


Entre ascapacitações já realizadas estão: ética no serviço público, cerimonial eprotocolo, redação oficial, entre outros.



O objetivo é a transmissão de conhecimentos quepossibilitem uma visão macro dos trabalhos desenvolvidos por todos os setores,bem como, integrar toda a equipe na definição de metas de trabalho a seremalcançadas.

  

19.  PROJETOCAIXA AZUL - PARCERIA COM GABINETE DO VICE-PREFEITO


O objetivo é promover a separação de resíduos reaproveitáveis dentro daprefeitura, como papel e papelão para o encaminhamento desses materiais aoscatadores do município e incentivar aconsciência ambiental, inicialmente com o público interno da PrefeituraMunicipal de Eldorado do Sul.



A separação de resíduos como papel e papelão pode trazer benefícios comoa diminuição do descarte inadequado desses materiais, a geração de emprego erenda para catadores que sobrevivem dessa atividade, a reutilização de ummaterial que pode voltar ao consumo, entre muitos outros.