Redes sociais
Nos siga e fique sabendo

Campanha Máscara Caseira para Todos: Prefeitura de Eldorado do Sul incentiva o uso de máscaras


Publicado em: 24/04/2020 12:55
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Autor: Olívia Bibiana Falcão
Campanha Máscara Caseira para Todos: Prefeitura de Eldorado do Sul incentiva o uso de máscaras

O Prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas Gonçalves, em conjunto com o novo Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Tubino Saraiva, lançou a Campanha  Máscara Caseira Para Todos. O objetivo da campanha é recomendar que a comunidade eldoradense utilize máscara caseira sempre que houver a necessidade de sair de casa. 
 

O Projeto de Lei nº 5.092 institui a Campanha "Máscaras Caseiras para Todos",  considerando o atual posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre o uso comunitário de máscaras artesanais como medida para diminuir o contágio em massa da Covid-19.  As máscaras cirúrgicas, N95 e PFF2 devem ser destinadas apenas aos profissionais de saúde, que atuam diretamente no atendimento de pacientes com o vírus.  
 

O uso das máscaras caseiras é apenas mais uma intervenção a ser implementada e não substitui as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e a higienização das mãos, visando interromper o ciclo da COVID19. 

 

Para ser eficiente, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações simples: 

- É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano (dupla face); além de ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. 

- O uso da máscara deve ser individual e, em hipótese alguma, ser compartilhada com outras pessoas.  

- As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.  

- A máscara caseira deve ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando-a de molho por cerca de 30 minutos para manter o autocuidado.  

- A máscara de tecido tem efetividade por até 2 horas de uso, devendo ser trocada depois desse período devido à umidade natural produzida pela própria respiração. 

- A máscara só deve ser retirada após a higiene das mãos com água e sabão. 

- A  remoção deve ser feita pelo elástico ou laço da parte traseira, evitando tocar na parte da frente - que pode estar contaminada.

 

 

 

Leia também

Secretaria de Transportes e Trânsito
24/04/2020 12:55
Secretaria de Transportes e Trânsito
24/04/2020 12:55
Secretaria de Assistência Social e Trabalho
24/04/2020 12:55
Secretaria de Educação Cultura Desporto Lazer e Turismo
24/04/2020 12:55