Redes sociais
Nos siga e fique sabendo

Jovens eldoradenses participam de seleção geral para o serviço militar


Publicado em: 29/10/2019 10:29
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação - Ascom
Autor: Camila Souza - Ascom
Jovens eldoradenses participam de seleção geral para o serviço militar

- Foto: Camila Souza - Ascom

Um total de 257 jovens de Eldorado do Sul, que completaram 18 anos em 2019 e que fizeram o alistamento militar este ano, compareceram, nos dias 21, 22 e 23 no Ginásio Eliseu Quinhones, onde realizaram a seleção geral para o serviço militar obrigatório que consiste em uma entrevista, inspeção médica e exame psicológico. A seleção foi dividida em duas turmas por dia, nos turnos de manhã e tarde. A comissão de seleção foi presidida pelo capitão Evandro Luís Barreto da Silva e acompanhada pelo secretário da Junta Militar de Eldorado do Sul, Luís Alberto de Castro Barbosa. 

Na manhã de terça-feira (22), a comissão de seleção recebeu a visita do comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, coronel Renato Farias Bazi, e do prefeito municipal de Eldorado do Sul Ernani Gonçalves, os quais participaram de um almoço com os demais militares envolvidos no processo. 

A seleção foi realizada pela equipe de militares do 3º Batalhão de Engenharia e Combate de Cachoeira do Sul RS (3ºBEcmb). Os jovens considerados aptos passarão por segunda etapa de seleção, que será realizada no quartel em Cachoeira do Sul, em fevereiro de 2020. Aqueles que, de acordo com os testes aplicados, não forem considerados aptos para as forças armadas, estarão dispensados das obrigações do serviço militar e receberão o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). 

Porque os jovens de 18 anos de idade precisam servir ao Exército? 

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - e compreende, na mobilização, todos os encargos com a defesa nacional. A estrutura do Serviço Militar está baseada numa ampla legislação, com alto sentimento da história e das tradições nacionais. 

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 143, estabelece que o Serviço Militar seja obrigatório nos termos da lei. Como principal instrumento legal, a Lei do Serviço Militar (Lei n.º 4375, de 17 de agosto de 1964) e seu regulamento fixam as normas, os procedimentos, os direitos e os deveres de todos os cidadãos brasileiros. 

No Exército, o Serviço Militar compreende um conjunto de órgãos de direção e execução destinados, precipuamente, a assegurar: - o recrutamento do pessoal necessário ao seu efetivo de paz; - o licenciamento do seu pessoal incorporado ou matriculado; - a administração e o controle da Reserva, com vistas à sua mobilização.