Redes sociais
Nos siga e fique sabendo

Seplan apresenta revisão do Plano Diretor para empreendedores do município


Publicado em: 01/02/2019 08:31
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação - ASCOM
Autor: Camila Souza - ASCOM
Seplan apresenta revisão do Plano Diretor para empreendedores do município

A reunião aconteceu na última terça-feira (29) - Jaccques Borges - ASCOM

A Prefeitura de Eldorado do Sul, através de sua Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SEPLAN) realizou na última terça-feira (29) uma reunião com os empreendedores do município para apresentar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA). 

O que é o Plano Diretor? 

O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município e garantir o bem-estar dos habitantes. O plano, que foi elaborado em 2006 em Eldorado do Sul, induziu o crescimento da cidade e foi revisado com o intuito de avaliar o avanço do município, corrigir possíveis falhas e inserir novos conceitos. 

Novos conceitos 

Para a revisão, foi feito o diagnóstico do Plano Diretor de 2006, a avaliação da sociedade, chamada de Leitura Comunitária, além da análise técnica. Foram realizadas pesquisas com os munícipes para avaliar a satisfação em relação ao desenvolvimento da cidade e identificar problemas. A leitura técnica definiu novos conceitos que serão trabalhados para que cidade se torne mais densa, compacta e sustentável, com ênfase em melhorar a sensação de segurança, estimulando a presença das pessoas nas ruas com espaços públicos mais qualificados, aproximando o comércio e serviço das residências, pensando a cidade pelo ponto de vista do pedestre.   

O prefeito Ernani Gonçalves, durante seu pronunciamento na reunião, parabenizou o trabalho realizado pela Seplan e pediu colaboração de todos para que a cidade continue avançando. “Temos o desafio de melhorar ainda mais nossa cidade e vamos fazer isso em conjunto”, afirmou. 

A apresentação dos novos projetos foi conduzida pelo secretário de Planejamento, Fábio Leal, que enfatizou a importância da reunião. “O plano de 2006 viabilizou alguns empreendimentos que hoje são realidade, o planejamento da cidade se efetiva com a vinda de empresas. A revisão do plano procurou viabilizar a instalação de novos empreendimentos inserindo novos conceitos urbanísticos”, destacou. 

Também estiveram presentes o vice-prefeito e secretário da Fazenda, Ricardo Alves; o secretário de Administração e Patrimônio, Rodrigo Ávila; além dos procuradores do município, Ângela Junqueira, Silvia Simonetto e Carlos Marçal.