Redes sociais
Nos siga e fique sabendo

Secretaria de Saúde promove ação de prevenção da saúde bucal


Publicado em: 30/07/2018 21:42
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação - ASCOM
Autor: Jennifer Naiff
Secretaria de Saúde promove ação de prevenção da saúde bucal

Outras ações serão desenvolvidas nas demais comunidades do município. - SMS

No sábado, 21, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Escola Klymus e juntamente com a comunidade através do MTD por direitos (Movimento das Mulheres Trabalhadoras por direitos) e Projeto Crescer, desenvolveu uma ação social na localidade dos bairros Delta do Jacuí e Itaí (Comunidade Pinheiros). 
  

A ação foi comandada pelo Setor de Odontologia, coordenado pela Dentista Luciana Chaves Matos e sua equipe, em conjunto com a Escola Klymus, que disponibilizou uma equipe de técnicos e auxiliares odontológicos, acompanhados pela coordenadora da escola a Dentista Taiane Abib.
 

A coordenadora de Saúde Bucal do município, Luciana, explicou que a finalidade da iniciativa foi chamar a atenção para os riscos das doenças bucais e suas formas de prevenção: “Além do câncer, existem outras doenças como HPV e manchas brancas, entre outros. Os profissionais conscientizaram as pessoas sobre as formas de prevenir as doenças e orientaram sobre a importância da higiene bucal”, explicou Luciana. 

 

Durante todo o dia, foram promovidas várias atividades com a comunidade, pela manhã no bairro Delta do Jacuí, onde foi montada uma estrutura na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, para orientar a comunidade sobre a importância e os cuidados com a higiene bucal, e a tarde no bairro Itaí, na Comunidade Pinheiros, com demonstrações da forma correta de escovação, distribuição de escovas de dente, uso de fio dental, cuidado com os dentes, higiene oral para crianças e adolescentes para prevenir cárie e doenças periodontais.  
 

Para a secretária de Saúde, Juliana Carvalho, é fundamental levar ao conhecimento da sociedade a importância do cuidado com a saúde bucal, “um gesto simples como uma escovação pode evitar várias doenças, inclusive o câncer de boca. Ações como estas são preventivas e eficazes, pois estamos chegando junto à população no seu cotidiano, além do trabalho que já é desenvolvido diariamente na Atenção Básica, por meio das equipes de Saúde da Família”, afirmou a secretária.  Segundo a secretaria de Saúde, ações como esta, serão estendidas as demais comunidades do município com objetivo aproximar a população dos serviços de saúde, com foco na promoção e prevenção. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA AÇÃO