Redes sociais
Nos siga e fique sabendo

Secretaria de Administração inicia implantação do sistema e-Social


Publicado em: 09/05/2018 10:07
Fonte/Agência: ASCOM - Assessoria de Comunicação
Autor: Olívia Falcão
Secretaria de Administração inicia implantação do sistema e-Social

Equipe da SMAD apresentando o e-Social para o Prefeito Ernani - David Ferrás - ASCOM

SMAD elaborou um folder explicativo, direcionado aos servidores, para esclarecimento das principais dúvidas. 

A Secretaria de Administração e Patrimônio (SMAD) de Eldorado do Sul deu o pontapé inicial para a implantação do e-Social, um novo método para gerar a folha de pagamento e que vai unificar as informações como encargos sociais do Governo Federal. Para formalizar o início desta nova etapa administrativa, nesta segunda-feira (07), estiveram no Gabinete do Prefeito Ernani Gonçalves, a Comissão responsável em organizar a implantação deste novo sistema na Prefeitura.  

Mais controle
O Secretário da pasta, Rodrigo Ávila da Silveira,  destacou os fatores positivos para o Município com a adesão deste novo sistema. “O e-Social funciona como uma unificação de informações de 15 contribuições que o Governo Federal possui. Por meio dessa união de informações, teremos mais controle nas contas no que diz respeito à utilização de recursos e informações mais consistentes”, pontuou.

Mas o que é o e-Social?
Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) é uma plataforma onde os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. Mais informações podem ser adquiridas clicando no link aqui.

O que é o e-Social Empresas?
É um novo sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada e simplificada, o novo eSocial empresarial vai reduzir custos e tempo da área contábil na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Todas as informações coletadas vão compor um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal. 

Como vai funcionar, na prática, o sistema?
Na prática, as empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações para a plataforma do e-Social. Todos esses dados, na verdade, já são registrados, atualmente, em algum meio, como papel e outras plataformas online. No entanto, com a entrada em operação do novo sistema, o caminho será único. Todos esses dados, obrigatoriamente, serão enviados ao Governo Federal, exclusivamente, por meio do e-Social.

 

 

 

Leia também

Secretaria de Educação Cultura Desporto Lazer e Turismo
09/05/2018 10:07
Gabinete do Prefeito
09/05/2018 10:07
Secretaria de Educação Cultura Desporto Lazer e Turismo
09/05/2018 10:07