Prefeitura publica Decreto Municipal sobre procedimentos preventivos a serem tomados em relação ao coronavírus (Covid-19

Publicado em: 16/03/2020 18:18
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Autor: Olívia Bibiana Falcão

O Município também criou um Comitê de Acompanhamento ao coronavírus.

O Prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas Gonçalves, convocou uma reunião na manhã desta segunda-feira (16) para definir as medidas preventivas em relação ao coronavírus (Covid-19). No encontro, que teve participação do Vice-Prefeito, Ricardo Alves, da Procuradora Adjunta da Prefeitura, Ângela Junqueira, da Secretária Municipal de Saúde, Juliana Carvalho, do Secretário de Administração e Patrimônio, Rodrigo Silveira, do Secretário de Educação, Gélson Antunes, do Presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Leal e da Assessora Jurídica do Legislativo, Rosana Cristina de Oliveira, foi criado o Comitê de Acompanhamento ao coronavírus, que vai elaborar estratégias conjuntas para combate ao vírus e monitorar a situação em Eldorado do Sul.

A Secretaria de Administração e Patrimônio publicou, nesta manhã, o Decreto n° 8161/2020, sobre os procedimentos preventivos e temporários a serem tomados em relação ao coronavírus (Covid-19) no âmbito municipal. O cancelamento das atividades da rede escolar municipal será definido em nova reunião por parte dos membros do Comitê de Acompanhamento, previsto para acontecer nesta terça-feira (17/03).

No decreto, seguindo a orientação da OMS, Organização Mundial de Saúde, sobre a Pandemia do coronavírus, fica suspenso pelo prazo de 30 dias, a contar de hoje (16/03), todos os eventos públicos e/ou privados agendados que impliquem em aglomeração de pessoas. Também foram suspensas as atividades de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos realizados pelos órgãos ou entidades municipais e suspensas e adiadas as férias e os afastamentos concedidos de todos os profissionais da área da saúde, entre outras medidas de precaução.

Consideram-se sintomas de contaminação pelo Covid-19, para os fins do disposto no Decreto a apresentação de:

a) febre;

b) tosse;

c) dificuldade para respirar;

d) produção de escarro;

e) congestão nasal ou conjuntival;

f) dificuldade para deglutir;

g) dor de garganta;

h) coriza;

i) saturação de O² < 95%;

j) sinais de cianose;

k) batimentos de asa de nariz;

l) tiragem intercostal; e

m) dispneia.

O decreto municipal nº8161/2020 está disponível em: http://www.eldorado.rs.gov.br/pagina/301_Decreto-no-8161/2020-.html